quinta-feira, novembro 02, 2006

#2 - Upload de Fotos com Listagem de Diretório

Nesse vídeo tutorial mostro como se criar um formulário de upload de fotos e a listagem das fotos utilizando uma função muito boa do php, que é a glob().

Irei mostrar todo processo de validação de uma imagem do tipo JPG e GIF.

Não vou conseguir deixar os vídeos com no máximo 10 minutos, pois quero mostrar e deixar tudo claro também para os iniciantes.

Links para pesquisa:
Veja o vídeo tutorial agora. [Play>>]

Por favor pessoal, comente, tire dúvidas e de sugestões de novos vídeos tutoriais.

27 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, pois tenho certeza que será muito util para muitos que estão iniciando agora no PHP e até mesmpara aqueles que querem tirar algumas dúvidas, assim como eu!!! rsrsrsrs!!!

[]'s

2/11/06 18:34  
Anonymous Anônimo disse...

Ótima iniciativa. Estou acompanhando seu blog a cerca de um mês(e a preguiça de comentar onde fica? hehe), espero que você crie novos tutoriais com maior freqüência.
Abraços!

8/11/06 21:22  
Blogger Unknown disse...

Obrigado pessoal, breve será lançado o vídeo com o sistema de login com nível de permissão.

Abraços.

14/11/06 10:06  
Anonymous Anônimo disse...

o Tutorial é bom, mas como posso mudar o nome do arquivo sem mudar a extenção dele?

14/11/06 19:32  
Blogger Unknown disse...

Thiago, nesse caso vc pode usar substr() do php pra pegar os últimos 3 ou 4 caracteres do final e assim descobrir a extenção.
[]'s

15/11/06 01:22  
Anonymous Anônimo disse...

Cara muito bom,gostaria de te fazer um pedido vei estou começando agora e fico muito grato se vc fisece um tuto insinando a fazer o sistema de cadastro(pro usuario enviar seus dados para se cadastrar no site...)AGRADEÇO PELO ESPAÇO

1/12/06 21:47  
Anonymous Anônimo disse...

Olá, Ótimo tutorial!

Gostaria de resaltar uma coisinha só:

na parte q fala:

if( substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "jpg" &&
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "JPG" &&
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "gif" &&
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "GIF" &&
substr($_FILES['foto']['type'],-4) != "jpeg" &&
substr($_FILES['foto']['type'],-4) != "JPEG"){




eu troco para:

if( substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "jpg" ||
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "JPG" ||
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "gif" ||
substr($_FILES['foto']['type'],-3) != "GIF" ||
substr($_FILES['foto']['type'],-4) != "jpeg" ||
substr($_FILES['foto']['type'],-4) != "JPEG"){



Pois na 1ª forma se você renomera 1 foto.jpg para foto.jpgx ele envia mesmo assim, pois akele caso só é verdadeiro se todos os caso sao falsos e não só 1.


GOSTEI MUITO DO SEU BLOG!
Continue assim!
Muito obrigado

31/12/06 00:34  
Anonymous Anônimo disse...

Cara ...estou começando agora e adorei seus posts e vídeos.Muito bem explicado...vc tem algum cd teu pra vender sobre PHP???Ou tem alguma outra vídeo aula pra me indicar??Pq parou brother...onde esta seus posts de dezembro e janeiro????Continue assim cara...vc é muito bom.
pabloluiz1@gmail.com

12/1/07 02:33  
Anonymous Anônimo disse...

Caro Rodrigo Maia.

Bela atitude a sua, mostrando que ainda há solidariedade no mundo, e a internet tem sido um bom canal para o desenvolvimento dessa qualidade essencial.
Segui os passos do vídeo de upload de fotos e vi que funciona bem no nosso computador, mas não tive sucesso ao tentar transferir para uma pasta do site. O sistema pede que seja adquirido autorização em stream resource e eu nada consegui na internet que me ajudasse a conseguir tal autorização.
Se puder me ajudar, ficarei imensamente grato.

Paulo Randow
Filósofo e Ambientalista
www.almadorio.org.br
www.paulorandow.com.br

paulorandow@almadorio.org.br

12/1/07 23:51  
Anonymous Anônimo disse...

Caro Rodrigo.
Pode me fazer um outro favor?
Gostaria de poder facilitar a vida do usuário do site que estou fazendo, para que ele possa diminuir uma foto e gravá-la em seu próprio computador.
Como o script PHP está no servidor, ele teima em querer gravar onde está o script e não reconhece o c:/xxx do computador do usuário.
Tenho o script funcionando para enviar foto reduzida para uma pasta no host, mas não consegui para diminuir no próprio pc do usuário.

Veja a intenção em www.ingridcastro.com.br/reduzirfoto.php

Agradeço a atenção.

Paulo Randow
paulorandow@almadorio.org.br

18/1/07 08:46  
Blogger almirb disse...

Ótimo tutorial.. bem explicado.

Gostei!!!!

Abraço!

28/2/07 21:31  
Blogger CampSoft disse...

Realmente uma expetacular iniciativa. Meus parabéns pelo blog. òtimo conteúdo muito didático. Simplesmente Show !

Grande Abraço

Continue assim... sucesso !!!

27/6/07 08:43  
Blogger Cristiano disse...

Muito bom o tutorial. Funcionou legal.

Só uma dulvida. Como exibir as imagens em outro arquivo.php?

Abraço!

cristianogoulart@globo.com
piraodagua.blogspot.com

15/7/07 14:12  
Anonymous Anônimo disse...

Olá parabéns pelo tutorial.
é possível explicar como fazer este upload de fotos mas alem de ir para a pasta inserir o caminho numa base de dados?
Um abraço e bons tutoriais

25/9/07 16:12  
Anonymous Anônimo disse...

Olá parabéns pelo tutorial.
é possível explicar como fazer este upload de fotos mas alem de ir para a pasta inserir o caminho numa base de dados?
Um abraço e bons tutoriais

25/9/07 16:12  
Anonymous Anônimo disse...

Olá parabéns pelo tutorial.
é possível explicar como fazer este upload de fotos mas alem de ir para a pasta inserir o caminho numa base de dados?
Um abraço e bons tutoriais

25/9/07 16:12  
Anonymous Anônimo disse...

olá Rodrigo

Eu tentei ver o tutorial mas nao funcionou
ele está no ar ainda?

;**

3/1/08 08:37  
Blogger nelsonleitao disse...

Tem como me mandar o video ou o script, pois sou iniciante e estou tentando fazer isto faz tempo.

nelsonleitao@yahoo.com

12/1/08 15:10  
Blogger Espaço Criativo disse...

Olá, também estou tentando fazer um site com fotos há tempo e não estou encontrando tutoriais, encontrei o seu mas não está abrindo o vídeo. será que você pode me mandar alguma resposta no ferezini@hotmail.com???
Obrigada.

19/5/08 08:52  
Blogger Espaço Criativo disse...

Olá, também estou tentando fazer um site com fotos há tempo e não estou encontrando tutoriais, encontrei o seu mas não está abrindo o vídeo. será que você pode me mandar alguma resposta no ferezini@hotmail.com???
Obrigada.

19/5/08 08:52  
Anonymous Anônimo disse...

a porcaria do link nao funciona...

27/7/08 01:29  
Anonymous Anônimo disse...

Desculpe anonimo, mas o link nao é porcaria e funciona sim. +
Parabens Rodrigo!!!,
essente trabalho.

por favor se puder me diga como faço para enviar a foto para um endereço e-mail em vez de uma pasta. ???
ok!!
valeu

6/9/08 07:40  
Blogger Unknown disse...

Govanni, nesse caso você pode usar o phpmailer que tem uma maneira fácil de anexar arquivos para enviar por e-mail. Veja aqui como enviar e-mail:

http://videotutoriais.blogspot.com/2008/05/phpmailer-enviando-e-mail-autenticado.html
Abraço.

6/9/08 12:20  
Anonymous Anônimo disse...

Tutorial 100%, excelente mesmo...
Espero continuar aprendendo com vc.
Valeu mesmo.

6/11/08 15:01  
Anonymous Anônimo disse...

Cara show de bola este tuto, como estava desenvolvendo algo parecido vendo alguem programar linha por linha consegui descobrir onde estava o meu erro.
Mais uma vez obrigado.

2/3/09 14:39  
Anonymous Anônimo disse...

só faltou disponibilizar o arquivo

6/3/09 14:14  
Blogger Unknown disse...

sabe me dizer se isso funciona no php 5.2 acredito que a função copy não é mais usada obrigado!!!]

Fernando Depizol
email
lferdepizol@hotmail.com

19/3/09 13:10  

Postar um comentário

<< Home

Política de privacidade